Assine Receba Nossas Atualizações.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Manual do Biodigestor Sertanejo é lançado hoje no Rio de Janeiro

,


A Diaconia, o Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) e a Ajuda da Igreja da Noruega lançam hoje (18), durante a Cúpula dos Povos, o Manual do Biodigestor Sertanejo. O lançamento ocorrerá no Clube Boqueirão (Salão de festas) sala 37, às 16h30.

As experiências com biodigestor em Pernambuco são uma iniciativa do PDHC, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria da Diaconia.

A ideia de construir biodigestores para produzir biogás vem sendo implantada com sucesso. O modelo desenvolvido e implementado nas comunidades atende o perfil das famílias agricultoras, que necessita de um biodigestor menor e que utilize matéria-prima de um pequeno número de animais.

O uso desta tecnologia vem possibilitando o aproveitamento das fezes dos animais, mantendo o curral limpo, evitando a emissão do gás metano na atmosfera, minimizando o efeito estufa e contribuindo com a sanidade animal, uma vez que diminui os riscos de contaminação com verminoses e moscas.
Os primeiros biodigestores implantados em 2009 têm substituido a madeira usada no fogão a lenha ou o gás butano no preparo do alimento das famílias. Isto tem gerado uma economia real e imediata, além de evitar o desmatamento da vegetação nativa do bioma Caatinga. A busca por lenha para se tornar fonte de energia não só pelas famílias, mas principalmente, pelas empresas gesseiras no Sertão de Pernambuco, é apontada como uma importante causa da desertificação do solo no Semiárido.

A primeira edição do manual foi lançada em 2011. A publicação é feita em dois idiomas: português e inglês. A versão em PDF do manual em português está disponível para ser baixada no site da Diaconia. Para acessá-la 
http://www.diaconia.org.br/novosite/biblioteca/int.php?id=53

Fonte: asabrasil

0 comentários to “Manual do Biodigestor Sertanejo é lançado hoje no Rio de Janeiro”

Postar um comentário

Obrigado por nos dar sua visita ela é muito importante para nós.
obrigado e volte sempre

 
google.com, pub-6364404951131498, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Seguidores

FACEBOOK

Agroecologia News Copyright © 2011 | Template design by JP DESIGN - Criação de Arte Digital | Powered by Blogger Templates