Assine Receba Nossas Atualizações.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

QUIXABA É NOTA 10 EM EDUCAÇÃO

,
Qualidade das escolas públicas de Quixabá chama a atenção do país / Foto: Bernardo Soares / JC Imagem

Qualidade das escolas públicas de Quixabá chama a atenção do país

Foto: Bernardo Soares / JC Imagem



Quixaba, jovem e pequeno município do Sertão do Pajeú (existe há apenas 21 anos, com cerca de 6,7 mil habitantes) e distante 328 quilômetros do Recife, chama a atenção por causa da qualidade da educação pública. A Escola Municipal São Miguel, na zona rural, tem uma das 10 melhores notas do País nas séries iniciais do ensino fundamental no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de qualidade aferido pelo Ministério da Educação (MEC).


Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, também na área rural, apresenta a terceira maior média do Estado (7), no mesmo índice. Incentivo à leitura, ampla participação dos pais, envolvimento dos professores, aulas de reforço e monitoramento regular do desempenho de cada aluno são ações que fazem a diferença nessas unidades de ensino. Também na rede municipal quixabense, detentora da nota mais alta de Pernambuco no Ideb dos anos iniciais do fundamental (5,7).
Esqueça a ideia de que para conseguir bons resultados essas escolas contam com laboratórios ou equipamentos de última geração. Ambas só dispõem de biblioteca e unidade de informática, além das salas de aula. Não há refeitório nem brinquedos nos pátios. A maioria dos alunos vem de famílias de agricultores. Na São Miguel, a biblioteca é um dos lugares mais frequentados pelos 202 estudantes. “Na minha turma, os alunos leem em média quatro livros por semana. Enquanto espera o colega terminar a tarefa na sala, a criança vai ao cantinho de leitura e pega um livro para ler”, diz Maria Francisca Araújo, professora do 2º ano do ensino fundamental.

Leia a matéria completa na edição deste domingo (26) do Jornal do Commercio

0 comentários to “QUIXABA É NOTA 10 EM EDUCAÇÃO”

Postar um comentário

Obrigado por nos dar sua visita ela é muito importante para nós.
obrigado e volte sempre

 
google.com, pub-6364404951131498, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Seguidores

FACEBOOK

Agroecologia News Copyright © 2011 | Template design by JP DESIGN - Criação de Arte Digital | Powered by Blogger Templates