Assine Receba Nossas Atualizações.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

,

Por Clara Cavalcanti, com informações do Portal IFRN

Uma troca positiva de saberes e experiências. Foi esse o saldo da visita realizada por professores/bolsistas do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA/IFRN) e agricultores do município de Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte (RN), a famílias agricultoras de Caraúbas e Umarizal, no mesmo Estado. “O intercâmbio possibilitou a troca de técnicas de base agroecológica e o conhecimento de tecnologias sociais de convivência com o Semiárido, como quintais produtivos, biodigestores sertanejos e barragens subterrâneas e sucessivas”, informou o assessor político pedagógico da Diaconia em Umarizal, Igor Arruda.  

Realizado no final de janeiro, o intercâmbio foi acompanhado de perto pela organização, que apoia experiências agroecológicas e desenvolve ações efetivas voltadas à soberania, segurança alimentar e hídricas das famílias agricultoras no Oeste Potiguar e no Sertão do Pajeú de Pernambuco.

Durante a atividade, chamou a atenção dos agricultores de Ipanguaçu a leguminosa Gliricídia, encontrada nos quintais produtivos e que possui boa aceitabilidade como alimento para o gado. “Para nós é uma grande novidade. Vou levar algumas estacas para o plantio em nosso assentamento. Quando vocês forem nos visitar, já encontrarão a Gliricídia produzindo e alimento nosso rebanho”, disse animado Veridiano, agricultor do assentamento Pedro Ezequiel, localizado na Zona Rural do município.

Continuidade - Nesta quinta (21) e sexta-feira (22), alunos bolsistas do NEA vivenciam os chamados “dias de campo”, oportunidade em que repassarão técnicas de bases sustentáveis a agricultores do assentamento Pedro Ezequiel. Antes do intercâmbio, estudantes e professores do Núcleo também puderam, através da investigação participativa, conhecer e aprender os sistemas de produção desenvolvidos pelos agricultores de Ipanguaçu.

0 comentários to “ ”

Postar um comentário

Obrigado por nos dar sua visita ela é muito importante para nós.
obrigado e volte sempre

 
google.com, pub-6364404951131498, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Seguidores

FACEBOOK

Agroecologia News Copyright © 2011 | Template design by JP DESIGN - Criação de Arte Digital | Powered by Blogger Templates