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segunda-feira, 18 de março de 2013

Após contaminação, Anvisa suspende produtos com soja da marca Ades

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A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e consumo, em todo o território nacional, de todos os lotes de vários produtos da marca Ades por "suspeita de não atenderem às exigências legais e regulamentares" do órgão.

A medida, válida para todo o território nacional, engloba todos os sabores do produto. De acordo com a Anvisa, o consumidor que tiver adquirido os produtos não deve consumi-los.

"Apesar de a Unilever já ter realizado o recall do lote do produto com sabor maçã (96 unidades, segundo informações da empresa), a Anvisa decidiu suspender todos os lotes de todos os sabores, produzidos na linha de produção em que foi identificada a falha, até que a Agência tenha mais informações sobre a verdadeira extensão do problema", disse a Anvisa em nota.
A Unilever se posicionou sobre a suspensão imposta pela Anvisa afirmando que apenas os lotes com o suco de maçã anunciados na semana passada tiveram contaminação (lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25/02/2013, com validade até 22/12/2013).
Em nota, a empresa considera que "todos os demais produtos Ades não correspondentes aos lotes com iniciais 'AG'" estão em "perfeitas condições para consumo".  Mas, obedecendo à ordem da Anvisa, a empresa informou que já iniciou a retirada dos produtos do mercado.
A Unilever afirmou que está passando à Anvisa todas as informações necessárias para tentar revogar a proibição da venda da bebida.
Anvisa vai fiscalizar fábrica com problema
De acordo com a Anvisa, está programada para esta segunda-feira (18), uma inspeção sanitária na fábrica da empresa em Pouso Alegre (MG), na qual serão verificadas as condições de produção do alimento.

A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU). A Anvisa não informou por quanto tempo vale a suspensão.

A suspensão abrange todos os lotes dos seguintes produtos:
§  sabor abacaxi (embalagem de 1 litro);
§  cereais com mel (1 litro); 
§  chá verde com tangerina (1 litro);
§  chá verde com limão (1 litro);
§  chocolate clássico (1 litro);
§  chocolate com coco (1 litro);
§  frapê de coco (1 litro);
§  laranja (1 litro), (1 litro promocional, leve 1 litro pague 900 ml), (1,5 litro); 
§  maçã (1 litro), (1 litro promocional, leve 1 litro pague 900 ml), (1,5 litro);
§  manga (1 litro);
§  maracujá (1 litro);
§  melão (1 litro);
§  morango (1 litro);
§  original (1 litro), (1,5 litro);
§  pêssego (1 litro);
§  shake morango (1 litro);
§  uva (1 litro), (1 litro promocional, leve 1 litro pague 900 ml), (1,5 litro);
§  vitamina banana (1 litro);
§  zero frapê de coco (1 litro);
§  zero laranja (1 litro);
§  zero maçã (1 litro);
§  zero original (1 litro);
§  zero pêssego (1 litro);
§  zero vitamina banana (1 litro);
§  zero uva (1 litro).
Ainda de acordo com a Anvisa, "caso seja verificado que o problema tenha, de fato, sido solucionado  e que não atingiu outros lotes e sabores, os produtos poderão ser, novamente, liberados".
Na semana passada, recall de Ades de maçã de 1,5 litro
Na semana passada, a Unilever já tinha anunciado um recall por contaminação com produtos de limpeza. A empresa alertou que a ingestão da substância poderia provocar queimaduras.
De acordo com a empresa, cerca de 96 unidades do produto estavam impróprias para o consumo humano (lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25/02/2013, com validade até 22/12/2013). As embalagens com o produto contaminado foram distribuídas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
SAC enfrenta problemas
A empresa solicitou que os consumidores verificassem o produto já adquirido e, caso se tratasse do lote mencionado, não o consumissem e entrassem em contato gratuitamente pelo SAC (0800 707 0044), das 8h às 20h, ou pelo e-mail (sac@ades.com.br).
O telefone do SAC estava instável na tarde desta segunda-feira. O UOL tentou entrar em contato e não conseguiu. Em algumas tentativas, ficou mudo, em outras a ligação não foi atendida. Um leitor relatou que ouviu uma mensagem de que o número "foi desativado".
A empresa afirmou que devido ao grande número de ligações suas linhas estão congestionadas, e que os consumidores que não conseguirem falar ao telefone serão atendidos por e-mail.

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