A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e consumo,
em todo o território nacional, de todos os lotes de vários produtos da marca
Ades por "suspeita de não atenderem às exigências legais e
regulamentares" do órgão.
A medida, válida para todo o território nacional, engloba todos os sabores do produto. De acordo com a Anvisa, o consumidor que tiver adquirido os produtos não deve consumi-los.
"Apesar de a Unilever já ter realizado o recall do lote do produto com sabor maçã (96 unidades, segundo informações da empresa), a Anvisa decidiu suspender todos os lotes de todos os sabores, produzidos na linha de produção em que foi identificada a falha, até que a Agência tenha mais informações sobre a verdadeira extensão do problema", disse a Anvisa em nota.
A medida, válida para todo o território nacional, engloba todos os sabores do produto. De acordo com a Anvisa, o consumidor que tiver adquirido os produtos não deve consumi-los.
"Apesar de a Unilever já ter realizado o recall do lote do produto com sabor maçã (96 unidades, segundo informações da empresa), a Anvisa decidiu suspender todos os lotes de todos os sabores, produzidos na linha de produção em que foi identificada a falha, até que a Agência tenha mais informações sobre a verdadeira extensão do problema", disse a Anvisa em nota.
A Unilever se posicionou sobre a
suspensão imposta pela Anvisa afirmando que apenas os lotes com o suco de maçã
anunciados na semana passada tiveram contaminação (lote com as iniciais AGB
25, fabricado em 25/02/2013, com validade até 22/12/2013).
Em nota, a empresa considera que "todos os
demais produtos Ades não correspondentes aos lotes com iniciais 'AG'"
estão em "perfeitas condições para consumo". Mas, obedecendo à
ordem da Anvisa, a empresa informou que já iniciou a retirada dos produtos do
mercado.
A Unilever afirmou que está passando à Anvisa todas
as informações necessárias para tentar revogar a proibição da venda da bebida.
Anvisa
vai fiscalizar fábrica com problema
De acordo com a Anvisa, está programada para esta
segunda-feira (18), uma inspeção sanitária na fábrica da empresa em Pouso
Alegre (MG), na qual serão verificadas as condições de produção do alimento.
A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU). A Anvisa não informou por quanto tempo vale a suspensão.
A suspensão abrange todos os lotes dos seguintes produtos:
A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU). A Anvisa não informou por quanto tempo vale a suspensão.
A suspensão abrange todos os lotes dos seguintes produtos:
§ sabor abacaxi (embalagem de 1
litro);
§ cereais com mel (1 litro);
§ chá verde com tangerina (1
litro);
§ chá verde com limão (1 litro);
§ chocolate clássico (1 litro);
§ chocolate com coco (1 litro);
§ frapê de coco (1 litro);
§ laranja (1 litro), (1 litro
promocional, leve 1 litro pague 900 ml), (1,5 litro);
§ maçã (1 litro), (1 litro
promocional, leve 1 litro pague 900 ml), (1,5 litro);
§ manga (1 litro);
§ maracujá (1 litro);
§ melão (1 litro);
§ morango (1 litro);
§ original (1 litro), (1,5 litro);
§ pêssego (1 litro);
§ shake morango (1 litro);
§ uva (1 litro), (1 litro
promocional, leve 1 litro pague 900 ml), (1,5 litro);
§ vitamina banana (1 litro);
§ zero frapê de coco (1 litro);
§ zero laranja (1 litro);
§ zero maçã (1 litro);
§ zero original (1 litro);
§ zero pêssego (1 litro);
§ zero vitamina banana (1 litro);
§ zero uva (1 litro).
Ainda de acordo com a Anvisa, "caso seja
verificado que o problema tenha, de fato, sido solucionado e que não
atingiu outros lotes e sabores, os produtos poderão ser, novamente,
liberados".
Na semana
passada, recall de Ades de maçã de 1,5 litro
Na semana passada, a Unilever já tinha anunciado um recall por
contaminação com produtos de limpeza. A empresa alertou que a ingestão da
substância poderia provocar queimaduras.
De acordo com a empresa, cerca de
96 unidades do produto estavam impróprias para o consumo humano (lote com as
iniciais AGB 25, fabricado em 25/02/2013, com validade até 22/12/2013). As
embalagens com o produto contaminado foram distribuídas nos Estados de São
Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
SAC enfrenta problemas
A empresa solicitou que os consumidores
verificassem o produto já adquirido e, caso se tratasse do lote mencionado, não
o consumissem e entrassem em contato gratuitamente pelo SAC (0800 707 0044),
das 8h às 20h, ou pelo e-mail (sac@ades.com.br).
O telefone do SAC estava instável na tarde desta
segunda-feira. O UOL tentou entrar em contato e não conseguiu. Em algumas
tentativas, ficou mudo, em outras a ligação não foi atendida. Um leitor relatou
que ouviu uma mensagem de que o número "foi desativado".
A empresa afirmou que devido ao grande número de
ligações suas linhas estão congestionadas, e que os consumidores que não
conseguirem falar ao telefone serão atendidos por e-mail.