Assine Receba Nossas Atualizações.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Estudante de Quixaba vai representar o Brasil na Suíça

,
Maírla tem 14 anos e venceu concurso nacional / Divulgação
A realidade das comunidades atingidas pela seca no interior pernambucano será exposta em Berna, na Suíça, durante a final do Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU). A estudante Maírla Marina Ferreira Dias, 14 anos, da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, em Quixaba, no Sertão do Estado, representará o Brasil na final mundial, em outubro. “O título é inédito para o País. Estamos muito felizes porque uma pernambucana ganhou o concurso nacional e vamos torcer para que ela vença a última fase”, afirma o coordenador estadual do concurso, José do Carmo Marinho.
De acordo com Maírla, a conquista do 1º lugar nacional foi uma surpresa, pois, segundo ela, a carta é simples e retrata os apuros enfrentados pelos sertanejos ao longo do período de estiagem. “Considerei a carta despretensiosa e não imaginava chegar tão longe. Na época em que escrevi o texto, minha comunidade (Lagoa da Cruz) sofria com a falta de chuva. O gado estava morrendo. Os agricultores, perdendo o plantio. Agora começou a chover e a situação melhorou um pouco”, conta.
Na correspondência, endereçada aos “jovens de todo o mundo”, a sertaneja, filha de professora, tinha a missão de explicar a importância da água como recurso precioso e ninguém melhor do que alguém que vivenciou de perto o drama da estiagem para escrever sobre o tema. O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens está alinhado a um dos objetivos do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), que é Educação Básica de Qualidade para Todos. Em 2013, foram 126 cartas enviadas aos Correios, entidade responsável pela organização do evento no Brasil.
“Em tempos de linguagem de internet, a prática de escrever cartas à mão vem para ajudar a salvar a língua portuguesa e incentivar os jovens a desenvolver o hábito da leitura”, defende José Marinho. A missiva escrita pelaaluna de Quixaba concorreu com mais 5.150 estudantes de até 15 anos. Mais de três mil escolas públicas e particulares, em todo o Brasil, participaram. A final do concurso está agendada para 9 de outubro, Dia Mundial dos Correios. Em média 200 países, filiados à UPU, estarão na disputa pelo 1º lugar.(JC)


0 comentários to “Estudante de Quixaba vai representar o Brasil na Suíça”

Postar um comentário

Obrigado por nos dar sua visita ela é muito importante para nós.
obrigado e volte sempre

 
google.com, pub-6364404951131498, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Seguidores

FACEBOOK

Agroecologia News Copyright © 2011 | Template design by JP DESIGN - Criação de Arte Digital | Powered by Blogger Templates