A população de Umarizal (RN) e da região oeste do Rio Grande do Norte foi às ruas, ontem, 25, posicionar-se contra a violência e pedir paz no município. A Corrida pela Paz contou com 44 atletas e centenas de pessoas que vestiram a camisa da luta pela paz e foram prestigiar o evento. Célio Meira, assessor de Mobilização de Recursos da Diaconia destacou que a mobilização foi o ponto forte da ação. “Estiveram presentes integrantes de escolas, comerciantes; famílias inteiras foram às ruas para pedir paz. Foi muito lindo.”
A Corrida pela Paz é mais uma atividade que compõe a campanha Sou Feliz, Sou de Umarizal, iniciada no dia 15 de fevereiro. A ação, realizada pela Diaconia em parceria com empresários locais ligados à Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), tem como objetivos dar maior visibilidade à força do comércio local, fortalecer a rede de empresários através de ações comuns, apoiar o comércio local, aumentar a autoestima do município e unir a população da cidade. “A Corrida pela Paz se insere na campanha com o intuito de chamar a atenção do governo local para a situação em que se encontra a segurança pública na região, e, com isso, pleitear, junto à Secretaria de Segurança e do Ministério Público, um maior compromisso com a população local”, complementa Célio.
A corrida distribuiu R$ 600,00 em prêmios, além de 40 medalhas de participação. O primeiro lugar na categoria masculino ficou com Francisco Armendes Cardoso, de Patu (RN); na categoria feminina, Kaline Ewellyn, de Caicó (RN), levou o troféu. A corrida contou com infraestrutura profissional. Médicos e policiais militares deram o aparato necessário para o sucesso do evento. Atletas dos municípios vizinhos, Patu e Caicó, marcaram presença e mostraram solidariedade ao pedido de paz da população de Umarizal.
Para Célio, a participação das pessoas foi o mais importante do evento. “Volto extremamente feliz com a participação de todos e todas. Mesmo quem não correu, mas vestiu a camisa e fez coro pela paz junto com a gente, ou seja, fez a sua parte, já é vitorioso!”, vibra o assessor.
O próximo passo da campanha Sou Feliz, Sou de Umarizal é mobilizar as escolas do município em torno de uma grande ação ambiental, chamada IV Semeia.
Sobre a violência em Umarizal (RN)
Umarizal teria tudo para ser considerada uma pacata cidade do interior. Entretanto, o município desponta nas pesquisas como o primeiro entre os doze municípios da região do oeste mais violentos de todo o Estado do Rio Grande do Norte. Os dados são do Mapa da Violência do Rio Grande do Norte – 2011, elaborado pela Secretaria Estadual de Defesa Social, e foram obtidos a partir da comparação entre o número de habitantes do município, 10.669, e o número de homicídios registrados, 14, apenas no ano de 2011. O resultado é uma taxa de homicídios de 131,22.
Sobre a campanha Sou Feliz, Sou de Umarizal
Ação realizada pela Diaconia em parceria com empresários locais ligados à Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), com os objetivos de dar maior visibilidade à força do comércio local, fortalecer a rede de empresários através de ações comuns, aumentar a capacidade de venda de cada setor envolvido na campanha, potencializar e dar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Diaconia na região.
Por Adriana Amâncio - Assessora de Comunicação da Diaconia