Assine Receba Nossas Atualizações.

sábado, 3 de março de 2012

Investimento no Sertão do PE e RN é recebido com grande expectativa

,

                                                      

Projeto Semiá foi acolhido por lideranças rurais, representações governamentais e da sociedade civil organizada como esperança de mais um passo rumo ao desenvolvimento sustentável do Semiárido

“O trabalho de nós, mulheres, lá no Sertão de Umarizal já está dando certo. Com esse projeto eu espero que melhore cada vez mais.” Essa declaração é parte do discurso forte e emocionado da agricultora Maria Reginalda, da comunidade de Cajazeiras, no município de Umarizal, região oeste do Rio Grande do Norte. Fez coro com a agricultora, Ivan Monteiro, do município de Tuparetama, no Sertão do Pajeú, quando declarou: “Meu maior orgulho é ver outros companheiros, assim como eu, produzindo de forma agroecológica e ainda gerando renda para sua família. E eu espero que o Projeto Semiá aumente o número de agricultores conscientes da agroecologia e com renda!”.

Esses sentimentos de satisfação e expectativa deram o tom do lançamento do Projeto Semiá, realizado no último dia 29, no Clube Campestre, em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú. O evento, que integrou a programação da Conferência Territorial de Ater, contou com a presença de diversas lideranças rurais, representações governamentais e da sociedade civil organizada e se apresentou como mais uma ação em defesa do desenvolvimento da região semiárida.

Mário Farias, coordenador de Unidade Territorial da Diaconia, abriu os discursos da mesa de lançamento enfatizando o compromisso que a Diaconia tem para com o desenvolvimento do Semiárido. Ainda na oportunidade, ele destacou algumas informações sobre o Projeto Semiá, que irá atuar em oito municípios dos estados de Pernambuco e do Rio Grande do Norte: São José do Egito, Tabira, Carnaíba e Afogados da Ingazeira, em Pernambuco; e Antônio Martins, Doutor Severiano, São Miguel e Caraúbas, no Rio Grande do Norte.

Márcia Aguiar, gerente de Articulação e Interiorização das Ações de Gênero da Secretaria da Mulher de Pernambuco, apresentou algumas ações desenvolvidas pela Secretaria da Mulher voltadas para o Sertão e convocou as organizações de mulheres agricultoras para integrarem os espaços de debates e definições de políticas para as mulheres. “Nós temos a Comissão de Mulheres Rurais, composta por 16 organizações, mas que ainda não tem representação da região do Sertão do Pajeú nem área de fruticultura irrigada. Precisamos fechar essa composição”. 

A gerente reiterou a disponibilidade da Secretaria de Mulheres da Mulher? em contribuir com a realização do Projeto Semiá e reforçou a importância de serem instaladas secretarias municipais de políticas para as mulheres em todo o Estado. 
José Patriota, secretário-executivo de Tecnologia Rural e Programas Especiais e gerente do ProRural, e Aldo Santos, secretário estadual da Agricultura Familiar, saudaram o Projeto Semiá como uma atividade que vai reforçar as ações de Ater e combate à pobreza no meio rural. 

Em seu discurso, Manoel Barbosa, coordenador da ASA Pernambuco, destacou o impacto que o êxodo rural ainda causa ao Semiárido. Segundo ele, um diagnóstico feito pela ASA Pernambuco apontou que 91% dos jovens alegaram a falta de renda como principal problema de viver no Semiárido.

Sobre o Projeto Semiá

O Projeto Semiá é uma parceria entre a ONG Diaconia e a agência de cooperação inglesa Tearfund e é financiada pela Comissão Europeia. A iniciativa investirá cerca de R$ 3,5 mi em atividades de geração de trabalho e renda e irá envolver diretamente 60 grupos de mulheres e 20 grupos de jovens e indiretamente cerca de 500 mulheres e 100 jovens agricultores. 

Até 2014, serão desenvolvidas atividades no intuito de incentivar a produção, o beneficiamento e a comercialização dos produtos da agricultura familiar. As atividades vão desde 24 treinamentos para integrar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), 24 capacitações em gestão de empreendimento, implantação de 80 unidades de produção agrícola e contrato com quatro empresas de Fair Trade. Para informações sobre como participar do Projeto Semiá, ligue para Diaconia – Sertão do Pajeú no telefone (87) 3838 1056.

Fonte : Diaconia

0 comentários to “Investimento no Sertão do PE e RN é recebido com grande expectativa”

Postar um comentário

Obrigado por nos dar sua visita ela é muito importante para nós.
obrigado e volte sempre

 
google.com, pub-6364404951131498, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Seguidores

FACEBOOK

Agroecologia News Copyright © 2011 | Template design by JP DESIGN - Criação de Arte Digital | Powered by Blogger Templates