O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Gilberto Jales, disse em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, que o desafio agora é tentar abastecer a água para as regiões que estão sofrendo com a estiagem. São 139 municípios do Rio Grande do Norte que estão vivendo com a seca, isso corresponde à porcentagem de 83, 23%. Jales disse que os mais prejudicados foram os produtores rurais que vivem da agricultura familiar e a população da área rural.
Gilberto Jales também comentou que a estiagem aconteceu devido às chuvas dos meses de fevereiro e março que atingiram apenas 20% do esperado. Em dezembro, a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) tinha a expectativa de que as chuvas do inverno estariam com níveis acima do normal.
A previsão é que as precipitações pluviais para os meses de abril a maio estejam em níveis normais. Mas, a agricultura já está com 90% de sua produção perdida para o ano de 2012.
Além disso, Gilberto disse que agora a intenção do Governo do Estado é distribuir água para as regiões rurais, através de cisternas e reservatórios. Mas, isso não é o suficiente e por isso, estão aderindo ao uso de carros pipas. “Infelizmente temos ainda esse retrato no Rio Grande do Norte”, lamentou o secretário.
Gilberto falou que a capacidade hídrica na barragem Armando Ribeiro Gonçalves é de 70% e sua situação ainda é confortável. Sobre a transposição do Rio São Francisco, ele afirmou que o Rio Grande do Norte vai receber as águas a partir do final do ano de 2014 pelos rios Piranhas/Açu e Apodi/Mossoró.
O secretário comentou sobre a Operação Pipa em que vai distribuir água através dos caminhões pipas e disse que as áreas mais críticas são os municípios de Alexandria, Antônio Martins e Pilões. Gilberto Jales finaliza a entrevista falando sobre a situação do município de Luís Gomes que faz mais de 4 meses que a população está sem água, por causa do açude Dona Lulu que está seco. Ele comentou que o governo está se esforçando para que os cidadãos tenham água nas suas casas.
“O Governo está abastecendo água através de carros pipas, está custando caro e não está atendendo toda a população. Mas, eles estão recebendo água”, finalizou o secretário.
Fonte; No Minuto.com