Por recomendação da Procuradoria Federal, foram anuladas as duas vagas para Médico Veterinário do concurso público da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). A anulação ocorreu após constatação de indícios de irregularidades em relatório de auditoria interna, assinado pelo auditor André Luís Américo Moreira.
Há suspeitas de irregularidades na inscrição dos professores Genilson Fernandes de Queiroz e Valéria Veras de Paula no concurso público. Os docentes fizeram inscrições para os cargos, respectivamente, de médico veterinário (clínica cirúrgica de pequenos animais e diagnóstico por imagem) e médico veterinário (anestesiologia e terapia intensiva).
Ocorre que, analisando a documentação solicitada, a auditoria constatou a participação efetiva e determinante do professor Genilson Fernandes na qualidade de diretor do Hospital Veterinário da Ufersa, na definição dos perfis dos cargos de médico veterinário e no conteúdo programático dos cargos citados.
A auditoria enfatiza que a definição dos perfis e do conteúdo programático coincide com a formação profissional/acadêmica e com as disciplinas ministradas pelo docente Genilson Fernandes e pela professora Valéria Veras (ex-diretora do Hospital Veterinário da Ufersa).
"Do exposto é forçoso concluir que a manutenção da participação dos docentes supracitados no certame o torna ilegal, gerando rompimento da isonomia entre este e os demais candidatos a serem sabatinados, viciando o processo de seleção pela afronta aos princípios constitucionais da impessoalidade e moralidade", destacou trecho do relatório.
O concurso oferece 101 vagas para cargos de técnico-administrativo, e as provas serão aplicadas próximo dia 29. A maior concorrência ficou com as duas vagas para Assistente em Administração (Mossoró), com 1.418 inscritos, totalizando 709 candidatos para cada vaga.
No campus de Caraúbas, a concorrência para as 12 vagas foi um pouco menor, sendo 410 concorrentes para cada vaga. A menor concorrência divulgada é a do cargo de Técnico de Tecnologia da Informação (Caraúbas). Foram quatro inscritos para a vaga disponibilizada.
Fonte: O Mossoroense