Atendimento presencial da Caern fica suspenso em 25 municípios

  Escritórios das regiões Oeste, Central e Vale do Assú são fechados para realização de treinamento com servidores. O atendimento presencial da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte ( Caern ) nas regiões Oeste, Central e Vale do Assú será suspenso em algumas cidades para aperfeiçoamento profissional dos atendentes. De acordo com a Caern, os profissionais receberão treinamento para melhorar a produtividade e assertividade no trabalho. Nesta quinta-feira (23) estarão fechados os escritórios de Mossoró, Areia Branca , Baraúna , Caraúbas , Felipe Guerra , Governador Dix-sept Rosado , Grossos , Janduís , Messias Targino e Upanema . Já nesta sexta-feira (24) estarão fechados os escritórios de Assú, Carnaubais , Porto do Mangue , Ipanguaçu , Alto do Rodrigues , Pendências , Macau , Guamaré, Afonso Bezerra , Pedro Avelino , Angicos , Fernando Pedroza , Santana do Matos , São Rafael e Paraú. Na cidade de Mossoró, o Caern Móvel estará na avenida Campos Sales , no Bom Jardim ...

Seca no sertão nordestino já matou 20% dos rebanhos


Em algumas regiões do sertão do nordeste não chove há mais de um ano. O prejuízo dos criadores de gado pode ser visto às margens das rodovias, onde há dezenas de carcaças de animais. Estima-se que das 30 milhões de cabeça de gado criadas em todo o nordeste, 6 milhões morreram, cerca de 20% do total.
Esta é a pior seca dos últimos 30 anos na região. Em Penaforte (CE), os poucos animais que resistiram estão magros e sem força. O secretário de Agricultura da cidade, Geová Júnior de Oliveira, explicou que, mesmo que chova, esses animais já não têm mais condições de pastar.
— A situação é ruim. O gado não tem mais força o suficiente para pastar. É assim também com a chuva: o terreno fica mole e impróprio pra o gado andar, porque ele está fraco e não tem mais como fazer grande deslocamento.
Oliveira ainda contou que muitos agricultores foram forçados a abater ou vender para outros estados antes da hora 6 milhões de cabeças de gado.
— Aqui o pessoal tem tradição do gado para o leite. O corte é muito pouco. As pessoas trabalham mais para a produção de leite, pra fazer queijo. Então elas têm mais paixão pra criar, mas não para essa venda pra abate. Não se faz essa prática.
Caminhões-pipa do governo percorrem as fazendas distribuindo água, mas só quem tiver cadastrado que pode receber.  Nem sempre a quantidade levada é suficiente para encher as cisternas.
Em outra região do sertão, a estiagem acabou com 80% da safra de feijão e 95% da plantação de milho. 
Assista ao vídeo:


fonte:http://noticias.r7.com/cidades/seca-no-sertao-nordestino-ja-matou-20-dos-rebanhosnbsp-11022013

Comentários

  1. É incrível que as redes de tvs mal falam sobre este assunto, sobre o sofrimento das famílias nordestinas, só existe carnaval, copa, transposição .....Ninguém fala da alta dos alimentos no sertão como a farinha que esta ente 5 e 7 reais, o feijão quase 10 reais, acho que sustentar pequenos animais e se alimenta,r senhores governadores um bolsa família é muito insuficiente sem falar que há famílias que nem sabe o que é receber este auxilio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por nos dar sua visita ela é muito importante para nós.
obrigado e volte sempre