Assine Receba Nossas Atualizações.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Trabalhadores rurais terão linha de microcrédito exclusiva

,

A Diaconia recebeu na manhã da última terça-feira (26), na sede, a visita de dois representantes do Centro Ecumênico de Apoio ao Desenvolvimento (CEADe), organização baiana voltada à concessão de créditos alternativos a pequenos empreendedores.  O CEADe  pretende lançar uma nova modalidade de crédito voltada exclusivamente a trabalhadores rurais: o microcrédito agrícola. A partir de sua expertise de décadas no assessoramento a famílias agricultoras, a Diaconia colaborou com o fornecimento de informações. 

Do Recife, a dupla seguiu para São José do Egito, no Sertão do Pajeú, onde, na quarta-feira (27), houve uma reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município (STRSJE), da Associação Agroecológica do Sertão do Pajeú (AASP), da Associação dos Produtores de Mel (Apomel) e da Diaconia. O encontro aconteceu na própria sede do STRSJE(foto)

Em seguida, o gerente executivo do CEADe, Adelmo Bittencourt , e a coordenadora da filial de Alagoinhas, Érika dos Santos, visitaram a propriedade do casal de agricultores José Adalberto Souto e Maria de Fátima Souto, situada no Sítio Felipe, também em São José do Egito. As reuniões e as visitas dos representantes fazem parte de um estudo de viabilidade para a implantação do microcrédito agrícola. “Nosso principal objetivo foi apurar sobre experiências de aquisição de crédito por parte de agricultores familiares. Essas informações vão servir para a implantação deste novo produto financeiro, o microcrédito agrícola, voltado a trabalhadores rurais e que poderá ser aplicado em todo país, beneficiando várias pessoas”, explicou Adelmo Bittencourt. 
 

“A experiência de dona Fátima, que usa de forma intensiva as tecnologias de convivência com o Semiárido, nos ajudará a definir a política de crédito. Entendemos o quão complexo é o crédito rural”, completou o gerente executivo. Segundo o assessor de mobilização de recursos da Diaconia, Carmo Fuchs “a visita foi extremamente importante porque, a partir da conversa com os agricultores, os representantes puderam conhecer mais da realidade das famílias locais”, disse.

CEADe - Parceiro do Fundo Ecumênico de Empréstimos às Igrejas (Eclof, com sede em Genebra, na Suíça), o CEADe é certificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e está comprometido com a concessão de crédito a projetos de desenvolvimento com recursos escassos ou sem acesso à rede convencional de créditos - como bancos ou financeiras.

“A partir da oferta de crédito a pequenos empreendedores, injetamos recursos financeiros que dinamizam e contribuem para o desenvolvimento da região onde atuamos. Com isso, contribuímos para a geração de trabalho e renda, para o fortalecimento das atividades produtivas e associativas e para a promoção da inclusão social”, detalhou Bittencourt . Com sede em Salvador, a organização também possui filiais em Alagoinhas, Camaçari e Santo Antônio de Jesus. Conheça mais sobre o CEADe: www.ceade.org.br 

Fonte:http://www.diaconia.org.br/novosite/midia/int.php?id=521

0 comentários to “Trabalhadores rurais terão linha de microcrédito exclusiva”

Postar um comentário

Obrigado por nos dar sua visita ela é muito importante para nós.
obrigado e volte sempre

 
google.com, pub-6364404951131498, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Seguidores

FACEBOOK

Agroecologia News Copyright © 2011 | Template design by JP DESIGN - Criação de Arte Digital | Powered by Blogger Templates