Caraúbas - A secretária Betânia Ramalho, de Educação, disse que o Governo do Estado já paga acima do piso previsto pelo Ministério da Educação para 2012, que é de R$ 1.451. "Temos cerca de 950 professores que ainda recebem menos do que o previsto pelo MEC, mas os demais 16,5 mil professores já estão recebendo acima de R$ 1.500,00", informou a secretária, durante a abertura da Jornada Pedagógica 2102 em Mossoró, depois de passar por Apodi e Caraúbas.
Os 950 professores que ainda não ganham acima do piso nacional na Rede Estadual de Ensino são porque não têm o curso superior.
Betânea Ramalho disse que o País não está preparado para pagar o piso previsto pelo MEC aos professores. Observa uma necessidade de uma discussão mais ampla sobre o assunto. No entanto, em se tratando do Rio Grande do Norte, que tem cerca de 18 mil professores, sendo que 50% destes em sala de aula, o quadro é razoável. "Estamos estudando, inclusive a possibilidade de dar este percentual de 22,22% acima do valor que o professor já recebe", explica a secretária.
Porém, ela destaca que esta possibilidade está sendo estudada e não é ainda definitiva. Explica que o aumento de 22,22% representa um impacto econômico considerável nas finanças do Estado, reconhecendo a existência de 18 mil professores na Rede Estadual de Ensino. Por outro lado, os professores querem este aumento e inclusive estão dispostos a lutar por ele. Ontem, a secretária Betânea Ramalho esteve na Abertura da Semana Pedagógica da Direção Regional de Educação de Apodi, depois visitou as instalações da Escola Estadual Antônio Carlos, em Caraúbas. "Fiquei encantada com a estrutura arquitetônica da escola, do envolvimento dos professores, a comunidade e o desempenho dos alunos", diz a secretaria. A Escola Antônio Carlos foi a vencedora em 2011 do Prêmio Estadual de Gestão Escolar e um dos principais destaques na disputa nacional. O prêmio que a escola recebeu climatizou as salas de aula. "Vamos construir um espaço para eventos na estrutura ainda como prêmio. Eles merecem", diz a secretária.
Em Mossoró, Betânea Ramalho encarou mais de mil professores no Salão de Eventos da Igreja dos Mormons, por trás da Agência do Banco do Brasil da Avenida Alberto Maranhão. Amanhã, Betânea Ramalho vai está na abertura da Semana Pedagógica da Diretoria Regional de Educação com sede na cidade de Umarizal. "Estamos levando a mensagem aos professores de que precisamos de mais planejamento para com o ensino, com o aprendizado. Precisamos de mais acompanhamento, inclusive da própria sociedade. A ideia é de inclusão" diz.
Escola modelo
A Escola Antônio Carlos, de Caraúbas, será modelo de gestão para as demais escolas do Rio Grande do Norte. Segundo Betânea Ramalho, os demais diretores de escolas do Estado serão incentivados a visitar as instalações da Escola Caraubense e nela buscar inspiração para também melhorar no ensino público. "Gostei muito do que vi lá, principalmente do empenho dos professores, da metodologia aplicada e dos resultados surpreendentes", destaca.
Fonte: Jornal de Fato