Dados divulgados no site da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA Brasil) apontam que metade da população no semiárido, ou seja, mais de 10 milhões de pessoas, não possui renda ou tem como única fonte de rendimento os benefícios governamentais. Desse total, seis em cada dez são mulheres.
Com a juventude, a realidade não é diferente. Pesquisa divulgada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica) afirma que a população rural no semiárido diminuiu de um total de mais de 8,5 milhões de pessoas para pouco menos de 8 milhões. São mais de 520 mil pessoas que deixaram de viver no semiárido rural nos últimos dez anos. A maior parte desse público é composta por jovens cheios de esperança, mas desiludidos com a falta de oportunidade na região.
Nesse sentido, o Projeto Semiá investirá cerca de R$ 1,5 milhão em atividades de geração de trabalho e renda para jovens e mulheres dos sertões de Pernambuco, nos municípios de São José do Egito, Tabira, Carnaíba e Afogados da Ingazeira, e do Rio Grande do Norte, nos municípios de Antônio Martins, Doutor Severiano, São Miguel e Caraúbas. A iniciativa irá envolver diretamente 60 grupos de mulheres e 20 grupos de jovens e indiretamente cerca de 500 mulheres e 100 jovens agricultores.
Até 2014, serão desenvolvidas atividades no intuito de incentivar a produção, o beneficiamento e a comercialização dos produtos da agricultura familiar. As atividades incluem 24 treinamentos para integrar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), 24 capacitações em gestão de empreendimento, implantação de 80 unidades de produção agrícola e contrato com quatro empresas de Fair Trade. Para informações sobre como participar do Projeto Semiá, ligue para Diaconia – Sertão do Pajeú, no telefone (87) 3838 1056.
Adriana Amâncio - Assessora da Diaconia |
Recife - PE |